Código de ética


CÓDIGO DE ÉTICA DA ASSOCIAÇÃO SANFRANCISCANA DE XADREZ


O regimento interno é uma maneira não só de penalizar, mas estabelecer regras e normas para um bom andamento de uma instituição, onde será cobrado direito e deveres aos sócios. Os sócios têm obrigação de estar por dentro de todo e qualquer evento dos seus clubes e Associação para cobra os seus direitos e deveres.
Ética, independente de qualquer conceito ou definição formal, é a maneira de agir e proceder, de acordo com os princípios dos bons costumes estabelecidos e aceitos pela sociedade em que se vive.
Não é, portanto uma lei material no seu sentido estrito, a qual, como condição de sua própria existência eficácia impões sanção, recomenda, orientar e estabilizar o comportamento individual, a fim de que haja não só uma melhor e mais ditosa convivência entre os homens, como para que essa convivência seja digna e altruísta.

Assim, o presente código aprovado pela diretoria da Associação Sanfranciscana de Xadrez, estabelecida o seguintes princípios:

Regras do campeonato, torneio e penalidades.

Artigo I

Ética, respeito e compromisso como o Xadrez.
Na condução das partidas e em todo o transcurso de um torneio todos os participantes devem se conduzir dentro do maior respeito, não só perante os adversários, como também perante os membros da diretoria da ASSOCIAÇÃO SANFRANC ISCANA DE XADREZ.

Artigo II

São Estatutos e regras dos jogos, os seguintes procedimentos:

a)      Faltar com o devido respeito ao adversário, usando linguagem deselegante, injuriosa de baixo calão e gestos obscenos.

b)      Caluniar o adversário ou membros da administração dos torneios, atribuindo-lhe, sem a devida comprovação, fatos desonrosos ou de má conduta.

c)      Proceder deslealmente de praticar atos de hostilidades contra o adversário;

d)      Faltar com a verdade nas informações prestadas;

e)      Desacatar o adversário, arbitragem ou diretor do torneio;

f)        Fazer comentários desairosos a respeito do nível enxadrísticos ou da qualidade dos lances dos adversários.

Artigo III

Após ouvido o acusado, a Comissão de Ética por delegação de poderes da Diretoria da ASSOCIAÇÃO SANFRANCISCANA DE XADREZ, poderá aplicar, de acordo com a gravidade da falta, as seguintes penalidades;

Das penalidades:

Réu-primário:
a)      Uma multa estabelecida pela Diretoria.
Reincidentes:
b)      Uma multa e suspensão de 3(três) campeonatos e/ ou torneio de Xadrez.
c)      Proibição de participar de torneio pelo prazo de 120 dias e a eliminação de todos os torneios em que o faltoso esteja participando.
d)      Eliminação do faltoso do quadro social da ASSOCIAÇÃO SANFRACISCANA DE XADREZ.

Artigo IV

Todos os campeonatos e/ ou torneios de Xadrez têm que ser informado à Associação Sanfranciscana de Xadrez com antecedência de 15 (quinze) a 20 (vinte) dias do evento, para que a Associação Sanfranciscana de Xadrez possa tomar medidas legais.

Das penalidades:

Réu primário:

a)      Uma multa estabelecida pela Diretoria ao Clube

Reincidentes:

b)      Uma multa e suspensão de 3 (três) campeonatos e/ ou torneio de Xadrez.
c)      Proibição de organizar torneio pelo prazo de 120 dias e/ ou a eliminação de todos os torneios em que o clube esteja participando.
d)      Eliminação do clube do quadro social da ASSOCIAÇÃO SANFRANCISCANA DE XADREZ.

Artigo V

Todos os campeonatos e/ou torneios de Xadrez que a Associação ou Clube venha realizar os mesmos tem que confeccionar os cartazes, para que a Associação Sanfranciscana de Xadrez venha arquivar os mesmos e criar um  arquivo estas informações.

Artigo VI

Cada membro da Associação tem como obrigação e dever de conhecer o estatuto e o regimento interno da Associação Sanfranciscana de Xadrez.

Artigo VII

Todo e qualquer anúncio no rádio, escrito ou televisionado tem que ser em nome da Associação Sanfranciscana de Xadrez, pela Diretoria.

Artigo VIII

O enxadrista pode usar o seu tabuleiro nos campeonatos e/ ou torneios de Xadrez, fica decidido que no sorteio das peças Pretas e / ou Brancas, o primeiro jogador da mesa escolherá se fica com o tabuleiro que está na mesa ou aceita uma eventual troca do mesmo. Os tabuleiros e peças têm que ser oficial ou similar.

Artigo IX

O direito a votação, os sócios que estiver em dias com as mensalidades com os clubes e os mesmos com Associação Sanfranciscana de Xadrez tem direito a votação. 

Fica estabelecido que:

Será comunicado nas reuniões, onde será a próxima sessão ordinária ou extraordinária e caberá aos clubes informarem aos seus associados.
Votação dos sócios (não Diretoria), cada voto vale um ponto nas assembléias.
Votação da Diretoria, cada voto vale dois pontos nas assembléias.


A DIRETORIA.